terça-feira, 24 de maio de 2022

Significado de ser Mulher na Conservação Ambiental


Ser mulher na conservação significa antes de mais quebrar paradigmas socialmente construídos de que a mulher só pode trabalhar nas tarefas domesticas e não tem qualificação em executar algumas tarefas predominantemente masculinas. Significa engajar-se na busca de estratégias e soluções para melhorar a conservação de espécies florísticas e faunísticas transformando adversidades em oportunidades. Criar, inovar e implementar novas soluções de conservação do ambiente de forma particular ou colectiva, activando o espírito de liderança, de cooperação e de tomada de decisões assertivas de forma a construir resultados sustentáveis e de longa duração.

Ser Mulher na conservação do ambiente é impactar positivamente quer seja a nível local, regional ou global, é trabalhar de forma focada, é desafiar-se a trabalhar de forma a alcançar as suas metas. É buscar diferentes perspectivas em busca de se manter o equilíbrio entre a diversidade biológica, genética e diversidade de ecossistemas.

É pesquisar sobre as formas de combater os problemas que ameaçam as diversas esferas do ambiente e apoiar-se a educação ambiental para sensibilizar e consciencializar a comunidade no geral a agir de forma consciente no meio ambiente visando a redução dos problemas ambientais quer sejam a poluição do ar, água, solo ou extinção de espécies entre outros. É implementar projectos de pesquisa e buscar intercâmbio com outras pessoas ou entidades que se interessam pela área da conservação ambiental, é agir local e impactar de forma global.

 

 

Por: Sheila Victor Muianga

 

0 comentários:

Enviar um comentário