segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Impactos do derrame de petróleo no mar

Imagem do Satélite 2020 Maxar Technologies, via AP

O petróleo é uma das principais fontes de energia utilizadas na actualidade e tem sido relevante para o progresso económico das sociedades. Entretanto os acidentes que resultam do derrame desta substância no mar, têm causado impactos ambientais e apresentado um dos principais perigos para o ecossistema marinho, para os seres vivos que coabitam no mesmo e dependem dele para a sua sobrevivência.

Apesar das estatísticas apontarem para uma redução do número de incidentes envolvendo derrames de petróleo no ambiente marinho segundo aponta a Federação Internacional de Poluição dos Proprietários de Petroleiros Lda (ITOPF, 2009), estes incidentes continuam a ocorrer.

Num cenário mais recente, ocorreu um derrame de petróleo no sudeste ilhas Maurícias. Este incidente envolveu o navio MV Wakashio que encalhou em 25 de Julho de 2020, enquanto transportava cerca de 4.000 toneladas de gasóleo e petróleo num percurso entre a China e o Brasil e culminou com o derrame.

Segundo D’AGOSTO (2015), com o derrame de petróleo no ecossistema marinho há formação de uma mancha negra, que bloqueia a passagem da luz, impossibilitando a produção da fotossíntese e impedindo a troca dos gases entre a água e o ar. De acordo com o mesmo autor, o derrame de petróleo afecta todo o ecossistema marinho e causa enormes danos ao meio ambiente, como por exemplo, morte dos peixes por asfixia, quando entram em contacto com a substância, e para além destes, verificam-se implicações na sociedade em geral tendo em conta que dependem da actividade pesqueira e do turismo para sobreviver.

Actualmente a importância do petróleo é vasta, no entanto há necessidade se proteger o meio ambiente, investindo em tecnologias capazes de evitar os danos gerados no ambiente marinho, assim como intensificar a fiscalização e cumprimento das normas que abordam os impactos ambientais gerados pelo derrame. Desta forma é também relevante destacar que o uso das energias renováveis é uma forma de combater as energias mais poluentes.

Elaborado por:

Edmilson Vilanculos

 


Bibliografia

D’AGOSTO, M. A. (2015). TRANSPORTE, USO DE ENERGIA E IMPACTOS AMBIENTAIS: uma abordagem introdutória. São Paulo: Campus.

ITOPF. Handbook 2009/2010. The International Tanker Owners Pollution Federation Limited. London, UK, 2009a. Disponível em: <www.itopf.com>.


0 comentários:

Enviar um comentário