Numa época
em que o progresso tecnológico possibilita a produção e divulgação de bens, é importante
falar do consumo e do consumismo. O consumo é indispensável para a manutenção
da vida humana, visto que necessitamos de habitação, roupas e alimentos para sobreviver.
Todavia, devemos evitar o consumismo, pois este contribui para o surgimento de
problemas que interferem nos ciclos ecológicos que sustentam a vida na Terra.
Tal como
afirma Silva (2014), o consumo caracteriza-se pelo facto das pessoas suprirem
as suas necessidades básicas através da aquisição e utilização consciente de bens,
ao passo que o consumismo é uma prática ligada às necessidades não essenciais, cujo
objectivo é simplesmente de satisfazer os desejos através da compra e do uso exacerbado
e desnecessário de produtos.
A prática
do consumismo é fortemente influenciada pelas publicidades transmitidas na
televisão, rádio, redes sociais, revistas e jornais, que de forma bastante
sutil, incitam o desejo das pessoas para a compra dos produtos anunciados,
mesmo que elas não precisem destes produtos.
O consumismo
contribui para a degradação ambiental e compromete a qualidade de vida não só
das actuais, mas também das futuras gerações. Segundo Dias (2013), esta prática
acarreta sérios problemas para o meio ambiente, tais como o desflorestamento, a
poluição do ar, da água e dos solos, a perda da biodiversidade, as chuvas
ácidas, a destruição da camada de ozono e o aquecimento global, pois o aumento
do consumo desnecessário implica também o aumento da produção para atender a
grande demanda pelos produtos e este facto propicia a sobre-exploração dos
recursos naturais, bem como ocasiona os tipos de poluição anteriormente
citados.
A cada dia
grandes áreas florestais são devastadas para exploração industrial da madeira e
expansão de campos agrícolas, neste processo o habitat natural de algumas
espécies faunísticas é destruído e isso causa a extinção destas espécies e desequilíbrios
nos ecossistemas; o ar que respiramos, os oceanos e os solos vem sendo poluídos
devido ao lançamento de substâncias tóxicas decorrentes do processo produtivo e
da deposição inadequada dos resíduos resultantes do consumo exacerbado.
É
importante enfatizar que se não existissem pessoas para comprar os produtos, eles
não seriam fabricados e anunciados, por isso que todos somos culpados pelos
problemas ambientais que se intensificam com o decorrer do tempo. É também
relevante frisar que os produtos que compramos e consumimos, assim como a forma
que os descartamos, têm impacto no meio ambiente e nas nossas vidas.
Precisamos
nos focar no essencial, repensar nos nossos desejos e necessidades, bem como na
forma como as suprimos, pois a vida das futuras gerações, o acesso delas aos
recursos naturais e ao ambiente ecologicamente equilibrado, dependem das nossas
actuais decisões. Antes da compra devemos nos perguntar: Porquê precisamos
deste produto? Qual é o seu impacto no ambiente e na sociedade?; Após a compra,
consumo ou quando este produto não tiver mais utilidade para nós, devemos
descartá-lo em locais propícios.
Portanto, devemos
mudar os nossos valores, nos tornar consumidores conscientes, responsáveis e
comprometidos com o bem-estar colectivo e com o futuro da humanidade.
PRODUZIDO POR:
Eugénio Fabiano
Mingana
Bibliografia consultada
Dias, E.
(2013). Impactos sociais e ambientais
causados pelo consumismo em Lagoão, RS. Brasil: Universidade Federal de
Santa Maria.
Silva, A.
B. B. (2014). Mentes consumistas: do
consumismo à compulsão por compras. 1ª Edição. São Paulo: Globo.
0 comentários:
Enviar um comentário