quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Formigas: O Exemplo de Insectos Unidos

 

As Formigas são pequenos insetos que vivem em sociedade, podendo ser encontrada em todas as partes do planeta exceto nas regiões polares. Elas possuem a mais complexa organização social do reino animal. 

No que concerne a reprodução nas zonas tropicais a reprodução das formigas ocorre o ano todo, com as condições de temperatura ideais, os machos saem a voar do formigueiro se unindo a outros começando assim o denominado voo nupcial que consiste na liberação de feromônios atraindo as novas rainhas, com a presença destas ocorre a cópula.

Quando termina a cópula, os machos morrem e as fêmeas guardam o material genético masculino e a fecundação é interna.

 Após o baile nupcial as formigas se enterram debaixo da terra, ficando lá e colocando os primeiros ovos originado as primeiras formigas operárias que vão iniciar a construção do formigueiro, colectar alimento e cuidar dos ovos que darão origem às operárias definitivas, as primeiras formigas operárias vivem por alguns dias ou semanas, surgindo depois as  definitivas.

É neste ciclo que se dá início a uma colônia de formigas. As formigas se comunicam por meio de uma substância química denominada feromônio, esta substância é captada pelas antenas.

As formigas quando atacadas defendem-se picando, emitindo assim o ácido fórmico que em humanos pode causar coceira e alergias. Elas conseguem carregar algo com um peso 100 vezes maior que o próprio peso.

A maioria das espécies alimenta-se de fungos, os alimentos que elas recolhem são para servir de alimentos dos fungos por elas cultivados ou seja, elas plantam o seu alimento.

Viu como elas são sábias? A união faz a força.




Elaborado por Manuel Maloa

Revisto por Sheila Muianga 

0 comentários:

Enviar um comentário