quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Formigas: O Exemplo de Insectos Unidos

 

As Formigas são pequenos insetos que vivem em sociedade, podendo ser encontrada em todas as partes do planeta exceto nas regiões polares. Elas possuem a mais complexa organização social do reino animal. 

No que concerne a reprodução nas zonas tropicais a reprodução das formigas ocorre o ano todo, com as condições de temperatura ideais, os machos saem a voar do formigueiro se unindo a outros começando assim o denominado voo nupcial que consiste na liberação de feromônios atraindo as novas rainhas, com a presença destas ocorre a cópula.

Quando termina a cópula, os machos morrem e as fêmeas guardam o material genético masculino e a fecundação é interna.

 Após o baile nupcial as formigas se enterram debaixo da terra, ficando lá e colocando os primeiros ovos originado as primeiras formigas operárias que vão iniciar a construção do formigueiro, colectar alimento e cuidar dos ovos que darão origem às operárias definitivas, as primeiras formigas operárias vivem por alguns dias ou semanas, surgindo depois as  definitivas.

É neste ciclo que se dá início a uma colônia de formigas. As formigas se comunicam por meio de uma substância química denominada feromônio, esta substância é captada pelas antenas.

As formigas quando atacadas defendem-se picando, emitindo assim o ácido fórmico que em humanos pode causar coceira e alergias. Elas conseguem carregar algo com um peso 100 vezes maior que o próprio peso.

A maioria das espécies alimenta-se de fungos, os alimentos que elas recolhem são para servir de alimentos dos fungos por elas cultivados ou seja, elas plantam o seu alimento.

Viu como elas são sábias? A união faz a força.




Elaborado por Manuel Maloa

Revisto por Sheila Muianga 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Cuidados a ter com o meio ambiente durante a Quadra Festiva


A Quadra Festiva é o período que corresponde à uma sucessão de datas comemorativas, que acontecem no fim do ano e início do ano gregoriano. Os eventos que acontecem neste período são o Dia da Família e simultaneamente o Natal, correspondente ao dia 25 de dezembro e Ano Novo, correspondente ao dia 01 de janeiro.
Durante a quadra festiva, é possível verificar um consumo não sustentável dos recursos e poucos cuidado com o meio ambiente, nesta senda, a equipa AMBIENTAR+  propôs-se a trazer algumas dicas de cuidados a ter para o bem-estar do meio ambiente durante a quadra festiva.

1. Árvore de Natal sustentável 
Adquirir e montar uma árvore de natal é um símbolo muito valorizado durante este dia e também muito praticado. Acosselhamos a todos que adquiram árvores de natal artificiais, como forma de evitar que algumas árvores naturais sejam cortadas e garantir que as futuras gerações também usufruam das árvores artificiais.

2. Redução e Reutilização de materiais 
Certamente que durante a quadra festiva, a aquisição de produtos e produção massiva de resíduos tem aumentando e com isto, aconselhamos a todos para que reduzam ao máximo a aquisição de produtos para este período, pautando apenas para a aquisição de produtos necessários. 
Acosselhamos ainda a reutilizarem alguns resíduos gerados no processo de confecção de alimentos, como por exemplo, as fitas decorativas, as garrafas pets, os sacos plásticos e alguns produtos descartáveis.

3. Consumo sustentável da energia
Aconselhamos que use as lâmpadas LED ao invés de lâmpadas fluorescentes, devido ao facto destas consumirem menos a energia e terem a capacidade de durar mais tempo.


4. Seja o máximo sustentável possível e partilhe as dicas.
É possível ter uma quadra festiva sustentável e o meio ambiente bem cuidado.



Por Sheila Muianga 



domingo, 12 de dezembro de 2021

Reclassificação da Reserva Especial de Maputo e Reserva Marinha Parcial da Ponta d'Ouro para Parque Nacional de Maputo.



As Reservas Especial de Maputo e Marinha Parcial da Ponta d'Ouro foram reclassificadas em Parque Nacional de Maputo, no passado dia 07 de setembro de 2021.

A reclassificação surge como incentivo para garantir a protecção, conservação, preservação de locais, paisagens e formações geológicas de particular valor científico e cultural, no interesse e para recreação do público, representativos do património nacional.

Esta reclassificação foi levada a cabo pelo Conselho de Ministros, na sua 41° sessão ordinária, onde por Decreto criou o Parque Nacional de Maputo.

O mais recém criado Parque integra-se em áreas de conservação mais largas, como a Área de Conservação Transfronteiriça dos Libombos, que inclui zonas na África do Sul e Essuatini, e também na Área de Protecção Ambiental de Maputo.

Vale recordar que a Reserva Especial de Maputo foi criada pelo Diploma Legislativo nº 994 de 23 de Julho de 1960 e a Reserva Marinha da Ponta d'Ouro criada pelo Decreto nº42/2009 de 21 de Agosto com o objectivo de proteger a biodiversidade, tendo o elefante como a espécie mais carismática da Reserva de Maputo.

Elefante da extinta Reserva Especial de Maputo


Sheila Muianga