sexta-feira, 30 de abril de 2021

Desastre de Chernobyl



Passam se sensivelmente 35 anos e 4 dias, após o maior acidente nuclear da história que ceifou a vida de milhares de pessoas na cidade de Pripyat, acerca de 20 km da cidade de Chernobyl na já extinta união Soviética e actual território Ucraniano. Esta catástrofe deveuse a falha humana, uma vez que os operadores do reactor não cumpriram com diversos itens do protocolo de segurança.

Elaborado por: Jorge Chicamba 

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Moçambique na 1° posição na lista dos países mais vulneráveis às alterações climáticas no Mundo

 

ONG Missão África. Província de Sofala, 4 dias após o ciclone Idai.


Segundo o índice de Risco Climático, publicado anualmente pela GermanWatch e.v,, são os países mais pobres que pagam o preço mais elevado pelas tempestades, inundações e vagas de calor provocadas pelo aquecimento global. Estes países são os mais afectados devido a vários factores como por exemplo a localização geográfica e a pouca capacidade de ultrapassar os efeitos devastadores gerados por essas intempéries.

Ainda de acordo com a fonte supracitada, Moçambique é, actualmente, considerado o país que ocupa a primeira posição na lista dos países mais vulneráveis às alterações climáticas, devido à sua localização geográfica, que constitui um dos principais factores que contribui para a exposição do País aos eventos extremos, a medida em que alguns dos ciclones tropicais e depressões formados no Oceano Índico atravessam o Canal de Moçambique e afectam a parte costeira do país.

 Esta classificação surge na sequência dos maiores ciclones que já abateram o país, nomeadamente ciclones Idai e Kenneth e de algumas tempestades tropicais, referir que os ciclones Idai e Kenneth tiveram lugar em Sofala e Cabo Delegado, norte do país, em 2019, e fizeram aproximadamente 700 mortos e vários feridos.

terça-feira, 27 de abril de 2021

Sabias que?

  

As máscaras cirúrgicas, às usadas no contexto da COVID-19 têm em sua composição o polipropileno que é um tipo de plástico de fácil moldagem quando submetido a elevadas temperaturas e por isso, é classificado como um termoplástico, dependendo do ambiente em que estiverem situadas, as máscaras podem levar cerca de 400 anos para se desfazer na natureza. No entanto, importa referenciar que este produto de prevenção a Pandemia não é tóxico, mas quando combinado com o material biológico provindo do homem como por exemplo a saliva, pode constituir uma fonte de proliferação da enfermidade, posto isto, é necessário que se tomem medidas conscientes como o uso de máscaras reutilizáveis e a deposição das mesmas em locais propícios, como forma de evitar que estes produtos cheguem aos oceanos e outros ecossistemas, comprometendo deste modo a continuidade das espécies e o valor paisagístico nestes locais.

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Dia Mundial da Terra



Celebra-se hoje, o dia mundial da terra, data celebrada a cada 22 de Abril, fundada em 1970, para destacar a importância do ar e da água limpos, após um derramamento de óleo em 1969, Califórnia. 
Esta data é celebrada sob o lema: Restaurar Nossa Terra, Nossa Casa, esta data reconhece a importância do planeta e alerta a todos os habitantes para a importância da preservação da terra e a necessidade de preservar e recuperar os recursos naturais no mundo. 
A terra é o único corpo celeste onde é conhecida a existência de vida​, com o crescimento populacional, e o uso irresponsável dos recursos, os problemas ambientais tendem a agravar, desde as mudanças climáticas, a destruição da camada de ozono, a produção massiva do lixo até a poluição do ar, e o desmatamento, colocando assim em risco não só a saúde dos animais, espécies vegetais, mas também a saúde de todos seres humanos. Neste âmbito, devem ser realizadas actividades educativas, como o plantio de mais árvores e a separação correcta dos resíduos sólidos.

Que continuemos mantendo a terra limpa, para que as futuras gerações possam usufruir desta beleza