terça-feira, 16 de junho de 2020

DIA MUNDIAL DA TARTARUGA MARINHA

Comemora-se hoje, 16 de Junho, o Dia Mundial da Tartaruga Marinha, anualmente este dia é particularmente dedicado a enaltecer e recordar a importância desses animais.
No entanto a escolha desse dia, deve-se a homenagem ao biólogo, ecologista, escritor e pesquisador das tartarugas marinhas, Archie Carr, que deu os primeiros passos para conservar essa espécie durante a década de 50.
As tartarugas marinhas são espécies de vida longa, atingem a idade reprodutiva entre 20 e 30 anos, podem viver até aos 100 anos e são migradoras. Actualmente, existem no mundo sete espécies de tartarugas marinhas e destas, cinco espécies ocorrem em águas Moçambicanas.
No entanto, com a constante degradação ambiental, essa espécie vê a sua sobrevivência ameaçada devido a prática da pesca de arrasto que resulta na captura acidental e morte das tartarugas marinhas, a pesca ilegal e a pesca de subsistência para a alimentação e venda da carapaça, bem como poluição marinha por elementos orgânicos e inorgânicos, como petróleo, lixo e esgoto, pois estes são factores aliados a extinção das tartarugas marinhas no país.
Actualmente, as tartarugas marinhas encontram-se na lista de animais ameaçados de extinção, reflexo das causas acima citadas e para contrariar essa situação elas são protegidas através de políticas de preservação e tratados internacionais, de realçar que a nível nacional, através de programas das áreas de conservação costeira e marinha são desenvolvidas acções de consciencialização com vista a mudar a relação das comunidades com o meio ambiente e preservar as tartarugas marinhas.
Nota:
Proteger as tartarugas marinhas é proteger a biodiversidade, estejamos todos engajados na protecção das tartarugas desenvolvendo acções proactivas por um mundo sustentável



Elaborado por:
Edmilson Vilanculos.


2 comentários:

Bela matéria... Parabéns pela excelente explicação do quão é importante preservar esta espécie faunistica que nos dias de hoje pela acção irresponsável do homem se encontra no livro vermelho na categoria de espécies em risco de extinção... 👨‍🏫

Obrigado!
Estamos juntos na protecção do ambiente.

Enviar um comentário